
Há mais de dez (10) anos, a população do distrito de Nacala-à-Velha, província de Nampula, clama pela existência de um jardim público que proporcione às crianças e outras camadas sociais um espaço de lazer e outras finalidades.
Como resposta a esse clamor, em 2022, Abdurrenane Selemane, então administrador do distrito, decidiu lançar um projecto de reabilitação do Jardim do Distrito. A iniciativa foi concebida em três fases, com um orçamento total de três milhões, noventa e cinco mil, seiscentos e quarenta e seis meticais e oitenta e quatro centavos (3.095.646,84 MZN), destinados à execução das referidas actividades.
No dia 14 de Dezembro de 2022, foi lançada a primeira pedra da obra, marcando o início da primeira fase, que previa o plantio de relvado, a construção de muros, assentos e outras infra-estruturas.
A duração prevista para esta fase era de 120 dias, com a entrega programada para o dia 13 de Abril de 2023. No entanto, o plano fracassou até ao momento. Mesmo com a passagem de três administradores, nomeadamente, Fernando Neves, Abdurrenane Selemane e Maria Noventa Victor, a situação continua inalterada, sem qualquer intervenção significativa.
A paralisação das obras do jardim tem gerado debates entre os residentes e a sociedade civil. Manuel José, um dos moradores, afirma que a conclusão do projecto seria de grande benefício para a comunidade.
“A situação não é das melhores. Antigamente, tínhamos assentos neste jardim, mas foram demolidos. Agora não há organização e não temos onde nos sentar. Pelo menos se terminassem, seria bom para nós”, lamentou.
E acrescentou que, “isso é grave. Um distrito como este não ter um lugar para relaxar.”

No âmbito da recente tomada de posse dos novos administradores da província de Nampula, Patrício Mpagai foi nomeado novo administrador de Nacala-à-Velha, sendo o quarto a lidar com esta situação. Questionado sobre a preocupação da população quanto à conclusão das obras paralisadas, Mpagai respondeu.
“Não é apenas o jardim em frente à residência oficial; o nosso sonho é transformar todo o distrito num jardim” – afirmou Mpagai, actual administrador do distrito de Nacala-á-Velha.
De referir que, além da paralisação das obras do jardim, existem outras construções que aguardam continuidade, como a edificação do Comando Distrital da Polícia da República de Moçambique em Nacala-à-Velha. A obra, com duração prevista de 243 dias, iniciou-se em 17 de Dezembro de 2020 e deveria ter sido concluída em Agosto de 2021. Para este projecto, o Governo financiou mais de 20 milhões de meticais.
www.hojeemmocambique.org



























